Guia de bolso de doenças infecciosas e parasitarias-8ª Ed.

11/08/2011 01:39

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_infecciosas_parasitaria_guia_bolso.pdf

RESUMO:

 

Reiterando o propósito de apresentar aos médicos do nosso país informações essenciais e atualizadas acerca de doenças infecciosas e parasitárias que se apresentam como de maior relevância para a população brasileira, a exemplo das edições anteriores, atualizações importantes são aqui oferecidas. Destacam-se aquelas que se referem às doenças que são objeto de interesse para a Vigilância Epidemiológica, como as relativas aos esquemas de tratamento da Malária, Tuberculose e Hepatites Virais.

Um capítulo sobre a moderna estrutura do sistema de respostas às emergências de saúde pública que o SUS implantou em anos recentes, ganhou destaque na presente edição deste Guia de Bolso. Entretanto, a maior novidade diz respeito a sua ampliação com um capítulo que traz informações mais completas sobre a Inluenza A (H1N1)2009, virose declarada pela OMS como uma pandemia e que  continua sendo motivo de preocupação para autoridades de saúde, nacionais e internacionais, em virtude do seu crescimento no Hemisfério Norte o que aponta para o aparecimento de uma segunda onda pandêmica nos próximos meses, no Hemisfério Sul.

As três esferas de atuação do SUS, além das redes de atenção de saúde suplementar e privada do país, já estão sendo preparadas para dar  continuidade e fortalecer as iniciativas governamentais voltadas para prestar a devida atenção médica e preventiva aos indivíduos acometidos por esta doença. Por esta razão, a tiragem desta nova edição foi ampliada no propósito de somar esforços para garantir que a atenção necessária seja de qualidade em todos os recantos deste país continental, na medida em que teremos assegurado aos profissionais de saúde informações sobre os avanços no que se refere à vigilância epidemiológica, além do diagnóstico e tratamento dessa e de outras doenças transmissíveis de interesse  para a saúde coletiva.

AUTORES: MINISTÉRIO DA SAÚDE; Secretaria de Vigilância em Saúde; Departamento de Vigilância Epidemiológica