LAMTEP
A Liga Acadêmica de Medicina Tropical do Estado do Pará, LAMTEP, foi criada no dia 25 de junho de 2010. É composta por graduandos e profissionais já formados da área da saúde que, por apresentar características e anseios em comuns, decidiram trabalhar juntos para tentar trazer mais conhecimento para o meio acadêmico, e com isso, estimular o conhecimento a respeito desse tema de extrema importância que é a medicina tropical.
A organização de eventos científicos que estimulem a procura e o estudo da Medicina Tropical em nossa região é uma das estratégias tomadas pela LAMTEP para estimular essa busca pelo conhecimento.
Mas, somando-se a esse objetivo, acrescentou-se a vontade de realizar ações e atividades que promovessem novas experiências, tanto aos membros da Liga, como para outras pessoas. Com isso surgiu a proposta de criarmos uma parceria com a URE Marcelo Candia, o que posteriormente viria a formar a I Jornada de Hanseníase.
Hoje a Liga está desenvolvendo dois trabalhos (o grupo de autocuidado com pacientes portadores de hanseníase) e um programa (PROSA: Promoção à Saúde do Adolescente). Esta também elaborando mais dois projetos um sobre icterícia e o outro sobre hepatopatias, além de várias atividades, onde os membros acompanham profissionais de diversas áreas (Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Psicólogos, etc.), visando acrescentar uma experiência extracurricular aos membros e uma visão diferente do que é realmente medicina para comunidade.